Esta é uma das dúvidas mais comuns dos nossos clientes donos de padarias e restaurantes ou arquitetos projetando cozinhas industriais.

Para facilitar, estamos disponibilizando aqui.

anvisa-piso-cozinha-industrial

foto: dreamstime.com

Recentemente (em Jun/2018) entramos em contato com a Anvisa e, por indicação deles, procuramos também a vigilância sanitária em São Paulo. Segue o que nos informaram sobre a indicação dos pisos para cozinhas industriais.

O que diz a Anvisa?

Resposta que recebemos diretamente deles: “A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – delega às vigilâncias regionais a fiscalização e orientação sobre os materiais e normas das cozinhas industriais.”

Portaria 2916/11

Em São Paulo, de acordo com a portaria 2916/11, sobre os pisos e revestimentos para cozinhas industriais, é dito exatamente o seguinte:

O que diz a vigilância sobre os pisos?

“2.4.5. Os pisos devem ser revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção. Devem ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada. Não é permitida a utilização de papelão, tapetes, carpetes ou outros materiais não sanitários para forração de pisos.”

O que diz a vigilância sobre as paredes?

“2.4.6. As paredes devem possuir acabamento liso, impermeável, lavável, de cor clara e resistente aos impactos, à higienização e ao calor. Devem estar livres de umidade, bolores, descascamentos, rachaduras e outras imperfeições. São vedadas as divisórias de vazio interno. As aberturas para iluminação e instalação de equipamentos de exaustão, ventilação e climatização devem ser protegidas contra o acesso de animais sinantrópicos e sujidades.”

Ou seja, não há a indicação de materiais específicos a serem utilizados. No entanto, é importante respeitar as orientações acima.

Piso cozinha industrial em hotel

foto: bjqhjn.com

Os pisos mais utilizados em cozinhas industriais

A princípio, existem várias possibilidades para os pisos e azulejos da cozinha industrial. As mais utilizadas atualmente são os pisos extrudados, porcelanatos técnicos e pisos/pinturas epóxi/resinadas.

O que indicamos aos nossos clientes

Aos nossos clientes, indicamos a utilização do porcelanato técnico industrial, que permite facilmente atender à todas as exigências da vigilância sanitária e é um produto que tem alto desempenho, instalação simples, não exige mão de obra específica e o custo final é reduzido.

Para a parede, também indicamos revestimento cerâmico (azulejo), mas apenas os que tenham proteção anti manchas de umidade e maior resistência aos impactos dos equipamentos.

Piso Tecnovilla Cozinha Industrial Showroom Smart

foto: A2técnica

Está procurando por piso para cozinha industrial? Conheça nossa melhor opção, o Tecnovilla, 25×25: www.a2tecnica.com.br/tecnovilla

E, como sugestão, para parede, o azulejo Incefra Loft 35×35: http://a2tecnica.com.br/produtos/pisos-ceramicos/piso-revestimento-incefra-loft-35×35-branco-acetinado-ps33690/

Ou o azulejo Ceral 10×20 “Metro” Bisotê: http://a2tecnica.com.br/produtos/revestimentos-ceramicos/revestimento-ceral-10×20-branco-brilhante-bisotado-1813006/

Para acessar o documento original, portaria 2916/11, da Prefeitura de São Paulo: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/portaria_2619_1323696514.pdf

E se você tem dúvidas ou tem um projeto de uma cozinha industrial, fale com a nossa equipe 😉 (11) 2208-2482, (11) 2255-5860 ou  www.a2tecnica.com.br